Patagônia – El Calafate

Mesmo antes de pousar em El Calafate, já é possível conhecer um pouco desta região com vegetação rasteira e um rio com águas verdes em formato de cobra. Olhando de cima, parece que está tudo seco, mas na verdade, a vegetação que é escura.

20191208_150549

O Aeroporto fica a 20km do centro. Logo que chegar na sala de desembarque, poderá optar pelo transporte para o centro, que poderá ser uma van compartilhada, táxi ou carro alugado. Não organizei antecipadamente e deu super certo. Como estávamos em 4 pessoas, preferimos pegar um táxi. Ficou mais barato e mais confortável.

A cidade se estende ao redor da avenida principal (Av. Libertador) que possui casas de câmbio, supermercados, lojas de artesanato,  agências de turismo, enfim, você estará muito bem servido se sua hospedagem estiver nestas imediações.

Depois de muito pesquisar, escolhi o Hotel Michelângelo. Fica perto da Avenida principal. O atendimento é muito bom, os quartos confortáveis (peça os quartos da ala nova), vendem o kit de lanches para os passeios, a calefação funciona bem e apesar do carpete, os quartos não cheiram a mofo.

A cidade é capaz de agradar os viajantes de todas as idades. O roteiro que vou compartilhar foi testado e aprovado e vou sugerir algumas adaptações.

No primeiro dia, escolhi visitar o Glaciar Perito Moreno, com toda a tranquilidade que a maior atração da cidade merece. Existem várias opções de transporte. Você pode ir por conta própria alugando um carro, pode ir de ônibus que sai do Terminal Rodoviário da cidade em vários horários, pode contratar uma agência que vai te pegar no Hotel, ou pode fazer como eu e contratar um táxi (Remis) que fez um preço bem bacana e tivemos mais conforto e tempo para apreciar a atração. O nosso Motorista se chamava Koky (telefone +54(02902)492004 e 92966625890), super pontual, simpático e nos deu uma aula sobre a região, os animais, economia local, geografia, o que tornou o passeio mais interessante. Ele nos deixou na entrada das passarelas e marcou um horário para o retorno.

20191209_111100

Fizemos a parte central e o circuito à direita do Perito Moreno que tem uma vista magnifica e tinham uns bancos onde nos acomodamos e fizemos o nosso lanche. Apesar de lá ter uma lanchonete na entrada das passarelas, é legal sempre andar com o seu lanche na mochila. Os trechos são longos e a lanchonete pode estar bem distante do trecho que você estará contemplando, e assim também economizará uma boa grana.

Tivemos um dia lindo de sol, com muitas rupturas do gelo, o que é uma atração à parte. Entendemos um pouco sobre a história do Glaciar e desfrutamos da paisagem maravilhosa, que as fotos não conseguem expressar tanta beleza e a energia do lugar. Uma boa parte das passarelas é acessível para cadeirante e para idosos e crianças.

20191210_101632

No segundo dia, fomos fazer o minitrecking. Tive muitas dúvidas se seria necessário marcar o dia inteiro para fazer as passarelas já que o passeio do minitreking também daria acesso a elas. Se você tiver poucos dias na cidade e estiver afim de economizar, com o minitreking você ganha 1 hora nas mesmas passarelas do meu primeiro dia e a navegação que dá acesso ao local do minitreking chega bem perto do Glaciar. Mas se você tiver mais tempo, recomendo fazer o passeio nos dois dias, pois uma hora é pouco para apreciar este lugar sensacional. Se você fizer o minitreking, o passeio de barco oferecido para contemplação do Glaciar é dispensável, já que terá a navegação no minitreking.

20191210_100906

Vamos ao minitrecking! Primeiro fomos para um alojamento do outro lado do rio de Catamarã, onde pudemos usar o banheiro, comer o lanche que levamos e deixamos nossas coisas para começar o minitrecking. Depois caminhamos para um ponto de apoio onde colocamos os grampões e começamos a aventura. Confesso que fiquei com um pouco de medo, mas logo senti que os grampões davam estabilidade ao corpo e, seguindo as instruções, tivemos um passeio bem tranquilo. Foi uma experiência marcante.

20191210_144218

Se você visitar o parque por dois dias, terá um desconto no segundo dia. É importante comprar junto os dois dias para não perder o desconto.

No terceiro dia fizemos o passeio Rios de Hielo. Compramos na empresa Patagonia Chic com o transporte e a opção Captain’s Club, que dá um plus na viagem com área exclusiva, open bar, menu em três etapas, um guia durante todo o percurso, a companhia do Capitão do barco e varanda exclusiva, o que facilita muito a observação das paisagens, sem pegar fila para tirar as melhores fotos. Neste passeio com navegação para os Glaciares Upsala e Spegazzini, você verá paisagens maravilhosas. Foi incrível!

Rios de Hielo

Se você tiver mais tempo, pode fazer um bate volta para El Chaten. Fizemos com a empresa Patagônia Dreams. A cidadezinha é fofa, com montanhas para todos os lados e o protagonista, o Monte Fitz Roy. Lá você terá opções de trilhas auto guiadas a depender do seu condicionamento e disposição. Fiz o básico e valeu muito à pena. As paisagens são lindas.

20191212_151157

Dá para ir também de El Calafate para Puerto Natales. Não recomendo o bate volta, porque a maior parte do dia, você estará na estrada. Fui num dia de manhã e voltei dois dias depois. Mas Torres Del Paine merece um post especial. Mesmo que só de um dia.

Prepare-se para comer bem em El Calafate!

Comemos carnes deliciosas no Morrison e no La Tablita (este não gostamos muito do atendimento). O Mako CO Premium Bar oferece vários petiscos, sanduíches e a pizza é perfeita. Tem uns drinks ótimos também.

Para um bom chopp, recomendo o pub da cervejaria Patagônia. Demos sorte que ele abriu no dia que voltamos. Deu tempo de dar uma passadinha e tomar um chopp antes do vôo que era no início da noite.

A Panadería y Confitería Don Luis tem uma Chipa maravilhosa. Vários tipos de pães e doces. Vale muito a pena!

Na avenida Libertador tem um supermercado que vende tudo o que você precisa para fazer os lanches dos seus passeios. Outra opção é comprar os kits diretamente com o seu hotel, mas claro, sairá mais caro.

Não deu tempo de trocar nossos reais por pesos no aeroporto de Buenos Aires. Fizemos todo o nosso câmbio no restaurante Casimiro na Av. Libertador. Valeu muito à pena e não tivemos nenhum problema.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, deixe um comentário ou me envie um email para joicegusmao@yahoo.com.br.